Sensibilidade dentária.

Porque ocorre a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária pode ocorrer em duas circunstâncias distintas: quando há um desgaste do esmalte do dente e quando a gengiva se retrai. Quando por desgaste, há exposição de outra camada do dente chamada dentina, em que há terminações nervosas. Em contato com altas ou baixas temperaturas, disparam sinais dolorosos. 

Já a retração da gengiva, que ocorre por agressão por bactérias ou por uma escovação brusca demais, ela inflama e passa a se retrair. Ao diminuir de tamanho, esse tecido deixa parte da raiz do dente, que não tem esmalte, descoberta. 

Assim, a dentina exposta sofre em contato com alimentos em extremos de temperatura e com certos alimentos ácidos e doces. A dor desaparece, geralmente, depois de um tempo. São causas do desgaste dentário e da retração gengival: consumo constante de refrigerantes ou frutas cítricas, má higiene, escovação com muita força e dente quebrado. 

Por vezes, a sensibilidade pode ser causada pela cárie dentária ou doenças gengivais. O tratamento deve ser feito com restauração ou reposicionamento de gengiva, se possível. Aplicação de verniz de flúor nos dentes sensíveis ajuda a mineralizar o esmalte e a dentina do dente. 

Deixar pasta de sensibilidade em cima do dente sensível, perto da gengiva deste, de 1 a 2 minutos, e após escovar com escova macia e devagar em duas escovações do dia, melhora também. Até cessar a sensibilidade, é recomendado. Pode ser associado bochecho com antisséptico bucal que contenha flúor, uma vez ao dia, até cessar a sensibilidade. 


Carina Scofano da Rocha.

   Cirurgiã-dentista.CRO 07844.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que se deve terminar o canal de um dente após iniciá-lo ?

Porque existe dente permanente que demora para aparecer na boca?

Como funciona a anestesia dentária em você ?