Por que o tratamento ortodôntico não pode ser muito rápido

Geralmente, ao se tratar de ortodontia, o retorno do paciente ao consultório é a cada três semanas. O motivo é o tempo de reabsorção e aposição óssea. Por isso que o tratamento ortodôntico não pode ser muito rápido. Ao se ativar o aparelho na consulta, quando há a troca dos elásticos dos bráquetes, há provocação de força para movimentação dos dentes. A troca por fios mais calibrosos também causa força de movimentação, ainda maior.

No lado oposto da força que é feita, perde-se osso (reabsorção). E no lado do dente onde é feita a força, ganha-se osso (aposição). A reabsorção e a aposição ocorrem em cerca de três semanas. O dente fica no ligamento periodontal (osso, fibras, nervo e vasos sanguíneos). A movimentação dentária leve nesse ligamento não causará dano. A força e a movimentação devem ter efeito semelhante à vinda, por exemplo, de um dente decíduo ("dente de leite") na cavidade oral, o que chamamos de forças fisiológicas.

No entanto, geralmente, essa força é um pouco maior que a fisiológica e não é distribuída igualmente em todos os dentes. Forças de baixa ou elevada magnitude levam a um movimento dentário induzido. As de baixa magnitude produzem um movimento dentário de melhor qualidade. Apesar de gerar um movimento mais lento, possibilita uma ancoragem eficaz, que pode ser mantida por um longo período de tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que se deve terminar o canal de um dente após iniciá-lo ?

Porque existe dente permanente que demora para aparecer na boca?

Como funciona a anestesia dentária em você ?